Caríssimos Amigos,
"AMIGO É COISA PRA SE GUARDAR..."
Nestes tempos de graças, ouvi e meditei muito e guardei no coração muitas coisas boas, como Maria. Refleti muito com a carta do amigo Pe. Sérgio José de Souza-OSJ, sobre a amizade, e por isso agradeço a Deus hoje e sempre por todos os amigos. Diz Exupery: "Você se torna eternamente responsável por aqueles que você cativou".
Algumas coisas refleti, e quero partilhar alguns conselhos sobre a amizade para que possamos escolher bem nossas amizades. Procure ter sempre na vida uma grande amizade. Amigo é aquela pessoa que continua gostando de você, mesmo depois de saber tudo a seu respeito. Amigo não é aquele que sai por último com o clássico tapinha nas costas, no momento da cruz, do sofrimento...
Amigo é aquele que fica e põe um ombro bom e decidico debaixo da nossa cruz e segue, a nosso lado, até o calvário. Jesus Cristo é o modelo da amizade, porque nos soube amar até o fim, até lá em cima do Calvário. Quando a amizade surge num coração, as coisas e as pessoas se vestem de primavera! Escolhe teus amigos entre os jovens que saibam sorrir no meio das lutas, problemas e na monotonia cinzenta das coisas de cada dia.
Desconfia porém, da gargalhada escandalosa e estrepitosa, dos legalistas que teimam não ver a graça, pois em muitos casos costumam disfarçar o silêncio das almas mortas. Antes de escolher um amigo, vê se ele tem o olhar firme e iluminado, porque os olhares escuros, irrequietos, são como as águas turvas sobre as quais ninguém se debruça para matar a sede.
Procura para tua amizade a pessoa certa; não te esqueças, porém, de ser também a pessoa certa. Deves servir ao teu amigo em vez de ter servir dele. Ama o teu amigo e não o que ele tem! Um dos primeiros serviços que tu deves prestar ao teu amigo é ajudá-lo a corrigir os seus defeitos, mas faze-o com delicadeza: ninguém acende uma luz para cegar seu irmão! Foge sempre dos "amigos" (mui amigos) que lançam má semente em teu coração.
Falsos amigos são como os táxis: em tempo bom sobram cem, em tempo mau ninguém os vê! Há falsas amizades que não passam de egoísmo a dois, tentando cada um, lá do seu lado, tirar vantagem do outro! A amizade não é como um cão que se alimenta de sobras...
Dá-lhe o melhor de ti mesmo, porque a amizade, caro amigo jovem, é irmã gêmea do amor.
Desejo a todos vocês as bênçãos de Deus. Seja firme e corajoso, para mudar você e mudar o mundo.
Um grande abraço do irmão e amigo em Cristo que rezará sempre por vocês.
Elson Lemucche Tazawa
Nenhum comentário:
Postar um comentário